Início Geral “AGARRE EM SI E INVISTA NO SEU FUTURO”

“AGARRE EM SI E INVISTA NO SEU FUTURO”

82
0

A EPB integra o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional promovido pelo Município de Braga, resultante do consórcio constituído pela Câmara Municipal de Braga, Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos, Sá de Miranda, Associação Industrial do Minho, Tecminho e EPB.

O Centro Qualifica promovido pelo Município de Braga estará vocacionado para o atendimento, aconselhamento, orientação, encorajamento e encaminhamento para percursos qualificantes, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida da população do concelho de Braga, através de um serviço institucionalmente integrado e articulado.

O Centro Qualifica terá como foco principal da sua atividade a orientação, encaminhamento e qualificação da população adulta do concelho, potencializando a complementaridade dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências com outros percursos formativos e de certificação disponíveis.

Tendo por base a diversidade da natureza das instituições pertencentes ao consórcio, o Centro Qualifica do Município de Braga estará particularmente vocacionado para uma ampla cobertura territorial. Em parceria com as Juntas/Uniões de Freguesia do concelho é possível uma intervenção de proximidade, através da identificação das necessidades junto das populações, bem como a identificação de pessoas com especificidades próprias, como étnicas, jovens NEET, entre outros.

A natureza diversa dos parceiros do consórcio permite, também, uma penetração no tecido empresarial local, intervindo diretamente com os empresários, as direções de recursos humanos, os ativos das empresas com baixas qualificações, através da sensibilização para as necessidades e as vantagens da qualificação em contexto de trabalho e ao longo da vida pessoal e profissional.

O Centro Qualifica do Município de Braga será constituído por sete entidades que, para além da Câmara Municipal de Braga, assumirão a concretização das diferentes componentes. Esta parceria conta com entidades de diferente natureza. Para além dos cinco Agrupamentos de Escolas, temos a Escola Profissional de Braga, que tem assumido, ao longo dos seus 27 anos, um trabalho estreito com diversas tipologias de entidades e a Associação Industrial do Minho, que apresenta uma experiência significativa na articulação com o tecido empresarial. Trata-se de entidades que desenvolveram atividades como CNO e CQEP, para as quais implementaram um conjunto alargado de parcerias. Estas constituem-se como o segundo tipo de parcerias, ou seja, as que foram sendo estabelecidas com entidades empregadoras, com organismos de gestão autárquica, entidades associativas de natureza diversa e entidades de educação e formação. Com esta diversidade de entidades que integram o consórcio, pretende-se uma resposta abrangente, integrada e articulada, com um serviço ágil, que procure ir ao encontro aos interesses dos candidatos, de acordo com o seu perfil individual.

Agarre em si e invista no seu futuro from ANQEP on Vimeo.